Pôr os miúdos a ler: reforce o hábito

Pôr os miúdos a ler 3

Já vimos como preparar o terreno e estimular o hábito. No último post da série de três que dedico a estratégias para pôr os miúdos a ler, partilho algumas dicas para que o hábito de leitura seja constantemente reforçado:

1.Troca de livros – Encoraje os miúdos a trocar livros com os amigos. Isso levá-los-à a falar sobre os livros e a reflectir sobre o que lêem.

2. O presente – Faça do livro um presente recorrente: ofereça livros aos seus filhos e estimule-os a escolher livros para oferecer aos amigos.

3. Adira à BD e às novelas gráficas – Há BD e novelas gráficas de excelente qualidade, que cativam os pequenos leitores graças às ilustrações e aos textos curtos.

4. Procure os desportos – Para aqueles miúdos que preferem a actividade física à leitura considere livros sobre atletas ou livros escritos por atletas.

5. Procure outras oportunidades para praticar a leitura – Revistas, jornais, rótulos de produtos, manuais de jogos, receitas, listas de compras, menus, painéis publicitários, sinalética rodoviária. Tente que os miúdos tenham sempre algo para ler nos tempos livres. Ponha livros no banco de trás do carro, etc.

6. Adira às novas tecnologias – A tecnologia está a mudar a forma como lemos e aprendemos. Os computadores, os telefones e os tablets são omnipresentes e podem ter efeitos positivos nos miúdos e nos seus hábitos de leitura. Acompanhe e leitura tradicional com eReaders (que se adaptam às necessidades de cada leitor: letras maiores, menos linhas de texto por página, por exemplo) eBooks ou livros com componentes multimédia que possam entreter ao mesmo tempo que educam. Há, ainda, livros com realidade aumentada. O seu smartphone ou tablet podem também ser usados para instalar aplicações de leitura úteis e seguras, para que os miúdos possam ler online sem preocupações quanto aos conteúdos inadequados que possam surgir.

7. Algo de que falar – Explore os conteúdos dos livros. A leitura não tem de acabar quando se chega à última página de um livro. No fim da leitura peça à criança para identificar a sua parte preferida da história. Conversem acerca do livro durante as refeições, no decurso de uma viagem de carro ou de transportes públicos. Aponte semelhanças entre acontecimentos do dia a dia e a histórias lidas. Se o seu filho tem um autor favorito, considere enviarem-lhe um e-mail ou uma carta.

8. Registe as leituras feitas – Outra forma para motivar as crianças a ler é manter um registo — lista ou tabela — dos livros lidos o que lhe proporciona uma sensação de concretização. Pode, paralelamente, estabelecer objectivos (um certo número de livros a serem lidos por semana, mês ou ano) e prémios a serem atribuídos caso estes sejam atingidos. Mostre o quanto fica orgulhoso/a com o factos dos miúdos terem atingido os objectivos.

9. Do livro para o ecrã – Sugira livros que já tenham sido adaptados ao cinema. Leiam o livros, vejam depois o filme e procurem diferenças e semelhanças.

Para reforçar o hábito de ler todos os dias, basta pôr a criatividade a funcionar e aí o céu é o limite. Aguardo os vossos contributos na caixa de comentários!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s