Blog

1 Minuto de Leitura pel’ A Biblioterapeuta: Paz Traz Paz

O QUE APRENDI

Mais do que aprender, com “Paz Traz Paz” voltei a confirmar que vimos a este mundo para fazer dele um lugar melhor e que essa tarefa, para além de nunca estar terminada, não implica gestos arrojados ou heroicos. Uma pequena gentileza praticada volta e meia já é muitopoderosa e pode deixar marcas perenes. Uma gargalhada, um abraço, um carinho, uma reflexão, uma conversa, uma palavra doce, um elogio, uma oferta de ajuda, um olhar infantil, poético ou de espanto sobre tudo o que nos rodeia têm o mesmo poder. Confirmei que os escritores, os pensadores, os livros, a literatura e tantas outras formas de expressão artística nos ajudam a ir ao encontro da nossa melhor versão enquanto seres humanos e a materializar o desejo de Gandhi: “Sê a mudança que queres ver no mundo”.

Continue reading “1 Minuto de Leitura pel’ A Biblioterapeuta: Paz Traz Paz”

1 Minuto de Leitura pel’ A Biblioterapeuta: Portugal em Chamas

O QUE APRENDI

Portugal em Chamas – Como Resgatar as Florestas” é um concentrado potente de informação que eu desconhecia, por isso é-me algo complicado listar brevemente tudo o que aprendi. Optei, assim, por destacar o que mais me surpreendeu (para não dizer o que, por vezes, mais me chocou…).

Continue reading “1 Minuto de Leitura pel’ A Biblioterapeuta: Portugal em Chamas”

JÁ LI | Berta Isla, de Javier Marías

“Berta Isla é uma obra-prima.”

“Um romance maravilhoso.”

“Um romance excepcional.”

“Um romance soberbo.”

Estas são afirmações de alguns dos maiores críticos literários espanhóis, às quais adicionei o parecer altamente positivo de muitos leitores deste romance, entre os quais os da minha mãe e do meu irmão. Por isso, é sempre com constrangimento (e dúvidas sinceras: serei intelectualmente limitada? Possidónia?) que assumo publicamente ter ficado desiludida com um livro quase unanimemente aclamado, sobretudo por quem sabe destes assuntos como eu não sei — os críticos literários profissionais. E não, não acho que foi por ter partido para a leitura com as expectativas demasiado elevadas. No meu entender, foi antes pelo modo pouco cativante ou criativo como o autor abordou os temas — universais, intemporais e férteis — que penso ter identificado no texto.

Continue reading “JÁ LI | Berta Isla, de Javier Marías”

Senso Divergente – Vídeo Podcast

Quando o convite chegou há poucas semanas aceitei-o de imediato porque me bastou pouco para perceber que estou em sintonia com o Bruno Lavos e a Cláudia Russo, mentores da Qualia. Gravámos a 67ª edição do “Senso Divergente” no passado dia 1 de Junho, num sítio lindo gerido por pessoas que nos receberam de braços bem abertos e muito carinho — a Livraria da Travessa Lisboa.

Continue reading “Senso Divergente – Vídeo Podcast”