Blog

Estão convidados!

Nos próximos dias terei a oportunidade de participar em duas conversas sobre Biblioterapia aplicada em contextos completamente distintos. Estes eventos decorrerão online e o acesso aos mesmos é gratuito, pelos que vos incito a participar.

Continue reading “Estão convidados!”

Oito leituras terapêuticas

Em Portugal terminou o Estado de Emergência e vivemos agora em Estado de Calamidade. O confinamento a que fomos sujeitos começa lentamente a ser aliviado, mas as autoridades não se cansam de pedir aos cidadãos que, ainda assim, limitem as suas saídas de casa ao estritamente necessário e mantenham o dever cívico de recolhimento. Para quem pode, por exemplo, o teletrabalho continuará a ser a norma pelo menos até ao final de Maio. E, acima de tudo, é preciso não esquecer o principal: a pandemia não terminou e teremos de viver sob a ameaça da Covid-19 por tempo indeterminado.

Continue reading “Oito leituras terapêuticas”

Top 10 em 2019

A American Library Association, fundada a 6 de Outubro de 1876 em Filadélfia, tem como missão promover e melhorar constantemente os serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas e pelos bibliotecários, para que todos os cidadãos norte-americanos possam aceder livremente a informação e aprender sem constrangimentos. O lema desta instituição é: “A melhor leitura, para a maioria, ao mais baixo custo”.

Continue reading “Top 10 em 2019”

Colóquio

No passado dia 25 de Abril — data da revolução democrática ocorrida em Portugal no ano de 1974 — participei no colóquio virtual “Os Livros que Abril abriu”, uma iniciativa do Município de Portimão e da Biblioteca Municipal de Portimão, que propôs uma reflexão sobre o que foi a censura em Portugal durante a vigência da ditadura.

Continue reading “Colóquio”