Blog

Casais que leem são mais felizes

Há umas semanas, a habitual newsletter do projeto “The Book of Life”, que tem Alain de Botton como mentor, incluiu um texto delicioso sobre o prazer que ler juntos na cama proporciona aos casais. Defende o texto que este é um ato “modesto, confortável e doce (…) um prazer que a nossa sociedade é congenitamente propensa a ignorar e a não respeitar (…) Pode não ser glamouroso, mas ser capaz de ler na cama com alguém é um marco histórico e um sinal de profundo afeto.”

O meu primeiro impulso foi investir numa tradução livre do texto para poder partilhá-lo com todos aqueles que não dominam o inglês e se veem lamentavelmente privados de um argumentário tão simples, poético e inspirador em prol da leitura. Mas depois, decidi investigar primeiro o que já poderia ter sido escrito sobre esta matéria — a leitura em casal, na cama ou fora dela, em silêncio ou em voz alta, e as suas vantagens — em língua portuguesa.

E o que descobri surpreendeu-me, porque para além de se ter pensado e escrito muito Continue reading “Casais que leem são mais felizes”

A importância de ler em voz alta para os mais velhos

Fonte da imagem: http://suomifinland100.fi
Fonte da imagem: http://suomifinland100.fi

Já partilhei informação acerca da leitura em voz alta ao longo da História, sobre os benefícios gerais da leitura em voz alta e sobre a importância de ler em voz para os bebés. Venho agora falar-vos do que pode a leitura em voz alta fazer pela saúde da população mais velha.

Para muitos idosos, participar numa sessão de leitura em voz alta pode ser a única forma de experimentar os benefícios da leitura. É preciso recordar que há idosos que não conseguem ler porque: Continue reading “A importância de ler em voz alta para os mais velhos”

A importância de ler em voz alta para bebés

Ler em voz alta para qualquer criança, mesmo quando esta já é capaz de ler sozinha, é uma atividade extraordinária e altamente eficaz para aumentar as suas capacidades emocionais e intelectuais.

Para os bebés em particular, os principais benefícios de ler em voz alta são os seguintes: Continue reading “A importância de ler em voz alta para bebés”

Ler em voz alta: benefícios gerais

No post anterior recorri a um par de capítulos de “Uma História da Leitura”, de Alberto Manguel, para recordar como a Humanidade, na sua evolução, deixou de ler em voz alta para passar a fazer uma leitura silenciosa. Contudo, hoje em dia assistimos a um ressurgimento da leitura em voz alta — que eu, como Biblioterapeuta, tenho o privilégio de testemunhar em primeira mão — o que é uma excelente notícia já que essa prática Continue reading “Ler em voz alta: benefícios gerais”

Ler em voz alta: um pouco de história

Passado um ano sobre o início da minha atividade como Biblioterapeuta, verifico que grande parte dos projetos biblioterapêuticos em que me tenho envolvido estão relacionados com a leitura em voz alta. Quer como voluntária, quer como profissional, ler em voz alta para outros ou providenciar informação a quem vai ler em voz alta por alguma razão passou a fazer parte da minha rotina.

Tem sido entusiasmante testemunhar em primeira mão o revivalismo da leitura em voz alta, que vai muito para além da tradicional Hora do Conto que acontece em quase todas as bibliotecas nacionais. Aliás, à excepção de um projecto, todos os outros para os quais contribuí de alguma maneira no último ano não estão pensados para crianças, mas sim Continue reading “Ler em voz alta: um pouco de história”

A importância de ler em voz alta para as crianças

Porque havemos de continuar a ler em voz alta para as crianças, quando elas já sabem ler sozinhas? Esta palestra expõe a magia que envolve o ato de ler em voz alta e recorda-nos por que razão esse ato é essencial, quer na escola, quer em casa. Ideal para pais e professores que queiram potenciar as capacidades de interpretação dos mais novos e criar poderosos laços emocionais entre si. O vídeo está legendado em português.

A Biblioterapia em defesa dos valores humanos

No passado dia 4 de Março, a convite do Município de Albergaria-a-Velha, tive a imensa honra e o enorme prazer em participar no evento “Para Além de Princesas e Dragões – IV Encontro a Biblioteca e a Aprendizagem Criativa”, este ano dedicado ao(s) Valor(es) da(s) Leitura(s). Foi nesse âmbito que preparei e li o texto que agora partilho. 

***

Julgo que será importante dizer-vos, antes de mais, que a Biblioterapia é uma actividade recente na minha vida. Muito mais remotas são a paixão pelos livros e a paixão pelas viagens. Essas têm praticamente a minha idade. Mas não deixa de ser curiosa a forma como os livros e as viagens me fizeram convergir para a Biblioterapia e como moldaram uma das principais missões que lhe atribuo: humanizar-nos.

Continue reading “A Biblioterapia em defesa dos valores humanos”

Vai uma ajudinha?

ler-mais-em-2017

Se uma das suas promessas de ano novo foi adquirir o hábito de ler ou ler mais do que lê na actualidade, as dicas d’ A Biblioterapeuta podem ajudá-lo/a a chegar ao fim de 2017 com a promessa cumprida e o vício de ler completamente instalado.

Lembre-se, no entanto, que nesta área (como em tantas outras…) não há milagres — terá de se esforçar e, sobretudo, de se comprometer seriamente com o objectivo que se propôs atingir.

Sugiro que experimente o seguinte: Continue reading “Vai uma ajudinha?”