Blog

BIBLIOTERAPIA | Mandar tudo à fava!

Trabalho há 27 anos. São 27 anos que incluem, creio, tudo aquilo que os vossos anos de trabalho incluem, sejam eles em maior ou menor número do que os meus: fases de certeza, claro propósito e júbilo; períodos de confusão, questionamento e inferno; e uma robusta maioria de dias corriqueiros, imemoráveis, que contribuem para uma sensação de conformidade porque, afinal, trabalhar é o que se espera de todos nós.

Continue reading “BIBLIOTERAPIA | Mandar tudo à fava!”

BIBLIOTERAPIA | Um caminho para a paz

Há um ano fazia votos para que a leveza que sentia a cada leitura de “Tudo é Possível[1] fosse sentida também por vós em 2022. Não podia suspeitar que estávamos a dias do rebentar de uma guerra na Europa, da consequente calamidade humanitária e do agravar do custo de vida, dificuldades que vieram acumular-se aos traumas da pandemia e às demais vicissitudes do quotidiano.

Continue reading “BIBLIOTERAPIA | Um caminho para a paz”

18 livros com 100 a 150 páginas

Partilho uma nova lista com sugestões de leitura. Desta feita, seleccionei um conjunto de títulos que têm entre 100 a 150 páginas. Li-os a todos na íntegra e confirmo a qualidade de cada um, embora esteja consciente da subjectividade da minha avaliação.

Ao elaborar estas listas, continuo a pensar nas pessoas que não têm hábitos de leitura ou que consideram que lêem pouco e gostariam de melhorar esse aspecto das suas vidas. Naturalmente, quem já lê encontrará aqui, espero, motivos para persistir nesse bom hábito.

Continue reading “18 livros com 100 a 150 páginas”

24 livros até 100 páginas

Nos primeiros dias deste novo ano fui contactada por alguém que decidiu combater a preguiça (expressão sua) e abraçar a leitura em 2023. A pessoa em causa pediu-me sugestões de livros e eu lembrei-me de imediato das duas listas que aqui partilhei em tempos — “50 Pequenos Bons Livros” e “12 Pequenos Bons Livros” — e que acumulam mais de 100 mil visualizações.

Continue reading “24 livros até 100 páginas”

Tempo de balanços

Chego ao final do ano e constato que, de novo, pude usufruir de qualidade de vida dedicando-me em exclusivo a uma actividade que me apaixona e que é quase inédita na forma como a pratico em Portugal: a Biblioterapia. Sinto uma enorme gratidão por todas as pessoas e instituições que confiaram em 2022, e continuarão a confiar em 2023, no meu trabalho. A alegria e o privilégio de trabalhar para vós e convosco aliviam-me da responsabilidade que sinto.

Continue reading “Tempo de balanços”

BIBLIOTERAPIA | Curso de introdução ao método

SINOPSE

Hoje entendemos o bem-estar do ser humano de forma global, sendo a saúde não apenas a ausência de doença, mas sim um estado de harmonia física, social, mental e espiritual. Para alcançar este equilíbrio cooperam várias áreas do conhecimento e a Biblioterapia — que explora a relação emocional e subjectiva que cada um/a estabelece com as histórias — tem vindo a demonstrar que colabora com eficácia no desenvolvimento e na harmonização do ser humano. Com o curso “Biblioterapia: ler para viver melhor” vamos ver como. E o “simples” acto de ler (ou ouvir ou ver histórias) nunca mais será a mesma coisa.

Continue reading “BIBLIOTERAPIA | Curso de introdução ao método”