20 livros para combater a depressão pós-férias

Se para a maioria o fim das férias acarreta quase sempre uma dose moderada de melancolia, para alguns o regresso ao trabalho e à vida dita “normal” pode ganhar contornos depressivos.

Embora ainda não haja consenso na comunidade científica quanto à existência da “depressão pós-férias”, os dados que começam a ser recolhidos evidenciam que quatro em cada dez pessoas, face à exigida readaptação à rotina, experienciam no mínimo um pico de stress que pode provocar sintomas físicos e psicológicos, tais como: insónia, cansaço, dores musculares, dores de cabeça, dores gastrointestinais, taquicardia, perda de apetite, náuseas, reduzida capacidade de foco e atenção/concentração, falta de interesse e motivação, ansiedade, angústia, tristeza, apatia, vazio, irritabilidade, sentimentos de culpa, insegurança e desassossego.

Uma rápida pesquisa online em qualquer idioma devolve inúmeras listas (mais ou menos extensas) com dicas para identificar, não menosprezar e superar um quadro de depressão pós-férias.

Embora algumas recomendem iniciar uma nova atividade ou manter uma atividade prazerosa desenvolvida no decorrer das férias (quase todas mencionam o exercício físico), nenhuma refere a leitura como terapêutica não só durante as férias, mas também como valiosa ferramenta auxiliar no combate à depressão pós-férias. É uma pena.

Mas A Biblioterapeuta está cá para colmatar esta falha e recomendar uma lista de leituras que ajudarão a suavizar o choque do regresso ao trabalho depois da tão desejada — e merecida! — pausa para descanso.

Sugiro-vos que vejam os livros que recomendo e peço-vos que me digam se escolheram algum para ler. Quando essa leitura decorrer, recordo que é importante que:

  • Atentem aos sentimentos, às emoções que os textos vos suscitam e que tomem nota delas (de preferência escrevendo à mão, sobre papel).
  • Registem também por escrito as novas perspetivas que adquiriram acerca de um ou mais assuntos, o que aprenderam de novo e o que verdadeiramente vos surpreendeu.
  • Valorizem particularmente tudo aquilo com que se identificaram, que passagens vos provocaram uma sensação de alívio e que trechos potenciaram maior introspeção.
  • Assinalem, também pelo vosso próprio punho, que frutos nasceram dessa introspeção, o que conseguiram discernir a partir daí para o vosso presente ou futuro e o que puseram em prática.

Por último, nunca é demais sublinhar que, se os sintomas de depressão pós-férias ou melancolia exacerbada persistirem várias semanas após o regresso à rotina, deverão procurar o vosso médico de família.

Agora, vamos aos livros. Boas leituras!

1. LIVROS PARA UM REGRESSO TRANQUILO

Fundamental para garantir um regresso tranquilo à rotina do trabalho é planear esse mesmo regresso. Psicólogos e gestores de recursos humanos sugerem que se deixe no mínimo um dia livre antes de reiniciar a atividade profissional para desfazer malas, pôr o sono em dia e suavizar o jetlag ou redigir uma lista de objetivos pessoais e profissionais a atingir nos meses seguintes (como, por exemplo, definir limites e aprender a dizer não). Uma vez retomado o trabalho, recomendam ainda uma readaptação progressiva ao horário, trabalhando em part-time na primeira semana. Dividir tarefas, dar prioridade às mais importante e fazer uma coisa de cada vez ajuda muitíssimo a reduzir o stress que pode surgir nos primeiro dias. Os livros que se seguem ajudam a pôr tudo isto em prática:

a-biblioterapeuta-sandra-baracc83o-nobre-depressacc83o-pocc81s-fecc81rias-a-ucc81nica-coisa-gary-keller-jay-papasan

2. LIVROS PARA IMPLEMENTAR PEQUENAS MUDANÇAS

Sabe aquelas decisões que gostamos de tomar no início de cada novo ano? Essa é uma atitude que também pode adotar no final das férias, isto é, fazer uma “resolução de férias”. Manter uma atividade salutar que desenvolveu durante a pausa do trabalho, iniciar uma nova atividade ou aprendizagem no regresso à rotina, fazer mudanças positivas (como reorganizar a sua casa ou o seu espaço de trabalho ou fazer um detox digital), em suma, adotar bons hábitos. Espreite os livros com dicas e exemplos muito reais do que pode fazer para mudar a sua vida para melhor:

Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão pós-férias - Porque Fazemos o que fazemos - Jeremy Dean
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão Pós-férias - A arte sueca de deixar a vida em ordem - Margareta Magnusson
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressçao pós-férias - Os Superficiais - Nicholas Carr
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão Pós-Férias - Uma Educação - Tara Westover

3. LIVROS PARA MANTER-SE POSITIVO/A

Manter uma atitude positiva face à vida em geral suaviza o regresso ao trabalho e diminui o risco de uma depressão pós-férias. Sinta-se grato/a pelo tempo livre de que dispôs, pela oportunidade de descansar e pelo privilégio de viajar e mudar de ares. Valorize o facto de ter um trabalho para o qual voltar, aprimore a sua capacidade de serenar e pacientar, sem sacrificar a espontaneidade e o talento para tornar cada dia especial. Os seguintes livros explicam como:

Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão Pós-Férias - Ichigo Ichie - Hector Garcia - Francesc Miralles
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão pós-férias - Meditação e Mindfulness - Andy Pudicombe
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão Pós-Férias - O Milagre Espinosa - Frédéric Lenoir
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão Pós-Férias - Cândido ou o Otimismo - Voltaire

4. LIVROS PARA CONTINUAR DE FÉRIAS

Uma excelente forma de contornar a depressão pós-férias é começar a planear as próximas férias! Enquanto explora possíveis roteiros em destinos mais longínquos, pode fazer pausas mais curtas, organizar escapadinhas de fim de semana, viajar dentro do país e ler, ler muito, porque essa é uma excelente forma de viajar sem sair do lugar. Recordar a viagem mais recente e ver fotografias (numa sessão em casa, com amigos, por exemplo) ajuda a prolongar a sensação de bem-estar, leveza e alegria proporcionada pelos dias de descanso. Estes livros também contribuem para isso:

Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão Pós-Férias - Uma Volta ao Mundo com Leitores
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - depressão Pós-férias - Mulheres Viajantes - Sónia Serrano
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - depressão pós-férias - Todos os caminhos estão abertos - Annemarie Schwarzenbach
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão Pós-Férias - Livre - Cheryl Strayed

5. LIVROS PARA IMPLEMENTAR GRANDES MUDANÇAS

Os especialistas acreditam que os sintomas de depressão pós-férias são mais frequentes e acentuados no/as trabalhadores que já não se encontravam satisfeitos com a sua vida profissional antes de partirem de férias. Quer seja porque o ambiente de trabalho é insalubre, porque se sente estagnado/a, porque não se sente valorizado/a ou reconhecido/a ou porque se esgotou o seu sentido de missão e propósito nas funções que exerce, talvez o fim das férias seja o momento ideal para fazer um balanço da sua vida profissional (e pessoal, inevitavelmente), ajustar atitudes perante o mundo do trabalho, pensar sobre o que verdadeiramente o/a faz feliz e, quiçá, mudar de emprego. Estas últimas quatro recomendações de leitura servem para potenciar a introspeção e a posterior ação:

Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - depressão Pós-Férias - Como encontrar o trabalho perfeito - Roman Krznaric
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão pós-férias - Talento rebelde - Francesca Gino
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão Pós-férias - Sem fins lucrativos - Martha C. Nussbaum
Sandra Barão Nobre - A Biblioterapeuta - Depressão pós-Férias - Então chegámos ao fim - Joshua Ferris

One thought on “20 livros para combater a depressão pós-férias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s