2022 | Oficinas d’ A Biblioterapeuta

A Biblioterapeuta e a Bertrand Livreiros voltam a unir esforços em 2022 para, através de um conjunto de oficinas online (via Zoom), continuarmos a promover o livro, a literatura e os hábitos de leitura, ingredientes fundamentais para um melhor exercício da nossa cidadania e para vivermos globalmente de uma forma mais harmoniosa e saudável.

Por isso, é com alegria que vimos partilhar um primeiro calendário das acções de formação previstas para este ano. Tomem nota das datas nas vossas agendas!

DO ZERO AOS DOZE – Vou ler um livro por mês (5 horas)

·  8 e 11 de Março (Terça e Sexta-feira) – Das 19h às 21h30

Sinopse: Os portugueses reconhecem as virtudes do hábito regular da leitura, mas lêem pouco. Afirmam que gostariam de ler mais, mas desculpam-se com a falta de tempo. Porém, sabemos que há sempre tempo para o que é prioritário nas nossas vidas. Se pretende fazer da leitura uma prioridade, se pretende adquirir o hábito de ler e ser quer ler pelo menos um livro por mês, com esta oficina adquirirá conhecimentos e ferramentas que tornarão esses objectivos mais fáceis de atingir.

BIBLIOTERAPIA  – Ler para viver melhor (6 horas)

·  8 e 11 de Fevereiro (Terça e Sexta-feira) – Das 19h às 22h

·  16 e 18 de Março (Quarta e Sexta-feira) – Das 19h às 22h

·  10 e 13 de Maio (Terça e Sexta-feira) – Das 19h às 22h

Sinopse: O bem-estar do ser humano insere-se numa perspetiva holística, em que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas sim bem-estar físico, social, mental e espiritual. Para alcançar este bem-estar global cooperam várias áreas do conhecimento e a Biblioterapia, intrinsecamente ligada ao hábito regular de ler, tem vindo a evidenciar potencialidades para colaborar no desenvolvimento e no equilíbrio do ser humano. Com a oficina “Biblioterapia: ler para viver melhor” vamos ver como. E o “simples” acto de ler nunca mais será a mesma coisa.

O CÉREBRO LEITOR (6 horas)

·  19 e 26 de Fevereiro (Sábado) – Das 15h00 às 18h00

·  26 de Março (Sábado) -Das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

·  23 de Abril (Sábado) – Das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

Sinopse: Depois de adquiridos os mecanismos da escrita e da leitura, estas tarefas parecem-nos naturais. Mas não o são. Nem ficam, na sua manifestação óptima, garantidas para sempre. Na oficina “O Cérebro Leitor” vamos acompanhar o Homo Sapiens a partir do momento em que começou a ler; ver como evoluiu essa capacidade e que impacto teve na vida de todos; descobrir o que acontece no cérebro quando lemos uma palavra ou um livro inteiro, o que transborda para as nossa vidas a partir da leitura profunda e que desafios impõe a transição para a leitura digital.

AGENTE LEITOR (6 horas)

·  2 e 4 de Março -(Quarta e Sexta-feira) – Das 19h às 22h

·  1 e 6 de Abril – (Quarta e Sexta-feira) – Das 19h às 22h

·  17 e 20 de Maio – (Terça e Sexta-feira) – Das 19h às 22h

Sinopse: Em Portugal existiam, em 2019, 441 Bibliotecas Públicas e 58 Bibliotecas itinerantes. A causa do livro e da promoção da leitura foi abraçada também pelas escolas nacionais. O acesso à escola democratizou-se, o ensino obrigatório estendeu-se até ao 12.o ano e nunca como hoje tantos jovens acederam ao ensino superior. Contamos, desde 2006, com o Plano Nacional de Leitura que promove “o prazer e o gosto pela leitura”. No entanto, Portugal perdeu 11,4% de leitores entre 2007 e 2013, 57% das famílias portuguesas tinham em 2019 uma relação fraca com o livro e o hábito de ler e 60% dos portugueses não leram um único livro em 2020. Na oficina “Agente Leitor” vamos auscultar a perda de interesse pelo prazer da leitura a nível nacional e internacional, ver como se formam leitores, que benefícios derivam da leitura regular para todas as áreas da vida e discutir estratégias para nos mantermos leitores pela vida fora.

Informação complementar:

Conteúdos | Todas as oficinas consistirão, essencialmente, na partilha de informação que irá ao encontro dos objectivos enunciados nas sinopses.
Material | Os conteúdos usados no decorrer das oficinas serão partilhados com os participantes no final das mesmas, para que possam continuar a explorá-los para além do momento de formação.
Certificados | Serão emitidos certificado para atestar a presença de cada participante nas oficinas.

Para mais informações sobre preços e inscrições, recomendamos que enviem as vossas solicitações para leitor@bertrand.pt ou contactem o número de telefone 210305590 (linha disponível de Segunda a Sábado, das 09h00 às 19h00).

Se julgarem necessária informação adicional acerca dos conteúdos das oficinas para tomar uma decisão, por favor escrevam para abiblioterapeuta@gmail.com.

Esperamos ver-vos em breve!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s