Novas edições das oficinas d’ A Biblioterapeuta

Até ao final de 2021, estão agendadas várias oficina d’ A Biblioterapeuta online e em regime presencial. Tomem nota das datas e dos locais. Sugerimos que não demorem a formalizar as vossas inscrições junto das entidades promotoras dos eventos, já que estão limitados a 20 participantes por oficina.

Oficina “Biblioterapia: ler para viver melhor”

O bem-estar do ser humano insere-se numa perspectiva holística, em que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas sim bem-estar físico, mental, emocional, intelectual, social e espiritual. Para alcançar este bem-estar global cooperam várias áreas do conhecimento e a Biblioterapia tem vindo a evidenciar potencialidades para colaborar no desenvolvimento e no equilíbrio do ser humano. Com a oficina “Biblioterapia: ler para viver melhor” vamos ver como. E o “simples” acto de ler nunca mais será a mesma coisa.

No final da oficina os participantes terão adquirido conhecimentos sobre:

  • Como surgiu a Biblioterapia, como evoluiu historicamente, como se define, como funciona e quais são os seus principais benefícios;
  • Como é aplicada a Biblioterapia em Portugal e noutros países;
  • Que passos considerar na implementação de um projeto de Biblioterapia.

Público alvo: professores, técnicos bibliotecários, assistentes sociais, animadores socioculturais, educadores e todas as pessoas com interesse no livro e na leitura.

Datas, locais, horários e contactos:

27 de Outubro — Biblioteca Municipal de Faro — Presencial: das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h — Inscrições e informações através do número de telefone: 289870000.

8 de NovembroBiblioteca do Instituto Politécnico de Leiria — Presencial: das 10h às 12h e das 14h — Inscrições e informações através do número de telefone: 262830912.

9 e 10 de Novembro — Bibliotecas Municipais de Oeiras — Online (via Zoom): das 19h às 22h — Inscrições e informações para o email: Elisabete.O.Lopes@cm-oeiras.pt.

17 e 18 de Novembro — Bertrand Livreiros — Online (via Zoom): das 18h30 às 21h30 — Inscrições e informações para o email: bit.ly/oficinabiblioterapia.

Oficina “Cérebro Leitor

Depois de adquiridos os mecanismos da escrita e da leitura, estas tarefas parecem-nos naturais. Mas não o são. Nem ficam, na sua manifestação óptima, garantidas para sempre. Na oficina “O Cérebro Leitor” vamos acompanhar o Homo Sapiens a partir do momento em que começou a ler; ver como evoluiu essa capacidade e que impacto teve na vida de todos; descobrir o que acontece no cérebro quando lemos uma palavra ou um livro inteiro, o que transborda para as nossas vidas a partir da leitura profunda e que desafios impõe a transição para a leitura digital. E o “simples” acto de ler nunca mais será a mesma coisa.

No final da oficina os participantes terão adquirido conhecimentos sobre:

  • Quando e porque começámos a ler.
  • Como lê o cérebro.
  • O que é a leitura profunda e o que resulta dela.
  • Quais os desafios da transição para a leitura digital.

Público alvo: professores, técnicos bibliotecários, assistentes sociais, animadores socioculturais, educadores e todas as pessoas com interesse no livro e na leitura.

Datas, locais, horários e contactos:

23 e 24 de Novembro — Bibliotecas Municipais de Oeiras — Online (via Zoom): das 19h30 às 22h — Inscrições e informações para o email: Elisabete.O.Lopes@cm-oeiras.pt.

Oficina “Agente Leitor”

Em Portugal existem 441 Bibliotecas Públicas e 58 Bibliotecas itinerantes. A  causa do livro e da promoção de leitura foi abraçada também pelas escolas nacionais. O acesso à escola democratizou-se, o ensino obrigatório estendeu-se até ao 12.º ano e nunca como hoje tantos jovens acederam ao ensino superior. Contamos, desde 2006, com o Plano Nacional de Leitura que promove “o prazer e o gosto pela leitura”. E no entanto, segundo os resultados de um inquérito parcial feito em 2019, a relação dos portugueses com a leitura continua muito fraca. Na oficina “Agente Leitor” vamos auscultar a perda de interesse pelo prazer da leitura a nível nacional e internacional, ver como se formam leitores, que benefícios derivam da leitura regular para todas as áreas da vida e discutir estratégias para nos mantermos leitores pela vida fora.

No final da oficina os participantes terão adquirido conhecimentos sobre:

  • O negócio do livro (nacional e internacional)
  • O leitor português (revelado em estudos parciais recentes)
  • As Bibliotecas Públicas Nacionais e o empréstimo de livros
  • Como se criam leitores
  • Os benefícios da leitura regular
  • O que mantém os hábitos de leitura pela vida fora
  • Os desafios para a leitura no futuro próximo

Público alvo: professores, técnicos bibliotecários, assistentes sociais, animadores socioculturais, educadores e todas as pessoas com interesse no livro e na leitura.

Datas, locais, horários e contactos:

6 e 7 de Dezembro — Bibliotecas Municipais de Oeiras — Online (via Zoom): das 19h30 às 22h — Inscrições e informações para o email: Elisabete.O.Lopes@cm-oeiras.pt.

ÚLTIMA NOTA: Os conteúdos usados no decorrer das oficinas serão partilhados com os participantes no final para que possam continuar a explorá-los para além da duração da oficina. Todos os inscritos receberão um Certificado de Participação.

2 thoughts on “Novas edições das oficinas d’ A Biblioterapeuta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s