Vídeos com Biblioterapia: 9 sugestões de leituras com poder transformador

Nos últimos dois meses foram partilhados, no canal YouTude d’ A Biblioterapeuta, novos vídeos sobre algumas leituras recentes: três romances e um conjunto de ensaios. Como sempre, o conteúdo de cada vídeo foi pensado na óptica da BIBLIOTERAPIA.

Os romances permitem um exercício terapêutico de alteridade e transcendência, uma vez que o universo psíquico e emocional do/a leitor/a é tocado e dinamizado pelas palavras dos personagens, levando-o/a a viajar para além de si e a abrir-se a outras formas de ver e de estar no mundo.

Os ensaios, por seu turno, são um condensado de informação valiosa e de perspectivas novas acerca do mundo e de Portugal. Adquirir novos conhecimentos permite experimentar outras formas de pensar, ser e agir em benefício, espera-se, pessoal e colectivo.

1. UMA OUTRA MANEIRA DE SER, de Elizabeth Moon

Uma história construída em torno de um adulto autista, repleto de questionamentos éticos e filosóficos acerca do que pode a medicina e a ciência fazer em prol das pessoas que vivem com esta condição. Um livro que estimula em enorme exercício de empatia e nos ensina a entender e a valorizar as características únicas dos autistas.

2. MILKMAN, de Anna Burns

Um romance poderoso que chama a atenção para os efeitos potencialmente devastadores dos rumores e dos boatos. Fica a convicção de que um boato rouba o controlo que a pessoa alvo do mesmo tem sobre a sua própria vida. O/a leitor/a é estimulado a, no futuro, pensar antes de dar ouvidos, valorizar e propagar boatos.

3. CORPOS CELESTES, de Jokha Alharthi

Um romance sobre a história de um país ainda pouco conhecido a ocidente — Omã. Um livro sobre tradição, conservadorismo, patriarcado, mas também sobre modernização, transição e desejo de emancipação feminina. Por nos levar numa viagem desde o século XX aos dias de hoje, testemunhamos o longo caminho que as mulheres omanenses, à semelhança de muitas outras em todo o mundo, ainda têm pela frente para atingir o estatuto de igualdade face aos homens. Colocarmo-nos no seu lugar é importante.

4. FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS, ensaios

A FFMS tem como missão aprofundar e promover o conhecimento da realidade portuguesa para, por exemplo, potenciar a defesa dos direitos dos cidadãos e melhorar as instituições públicas. Nesse sentido promove a realização de estudos sobre educação, economia ou justiça que são vertidos em pequenos ensaios de excelente conteúdo. Estes são livros que podem contribuir de facto para a melhoria da sociedade portuguesa pelo efeito formativo que têm em cada leitor/a.

Ficam os votos de boas leituras, sempre conscientes do poder transformador que cada livro encerra. Isso é BIBLIOTERAPIA!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s