1 Minuto de Leitura pel’ A Biblioterapeuta – Viver Sem Plástico

Tenho por hábito, no final de cada ano, listar os objetivos que gostaria de atingir no ano seguinte, escrevendo-os à mão. Para 2018 decidi (entre outras coisas relacionadas com um estilo de vida sustentável) eliminar o plástico descartável da minha vida e comecei a partilhar essa experiência nas redes sociais sob o lema #menosplástico2018.

Recusar plástico descartável numa base diária exige repensar tudo o que se consome, implica adaptar a dieta alimentar ou mudá-la por completo, acarreta aprender muitas coisas novas e adquirir novas habilidades (como fazer detergentes caseiros, por exemplo), implica ser-se muito persistente, determinado, criativo e estar disposto a fazer sacrifícios porque há muitas coisas de que gostamos e que vamos pura e simplesmente deixar de consumir.

Por isso, investi muitas horas da minha vida online, em inúmeras plataformas — sites, blogues e grupos nas redes sociais —  a pesquisar informação e a procurar alternativas aos produtos mais básicos que deixei de comprar. Mas se vocês estão apenas agora a ponderar eliminar o plástico descartável das vossas vidas, a vossa tarefa está mais facilitada do que a minha porque, entretanto, foi publicado em Portugal o livro “Viver Sem Plástico”.

Este livro funciona como um manual que reúne toda a informação de que precisam e que explica ao pormenor tudo o que podem fazer já para eliminar de forma eficaz o plástico em vossa casa e na vossa comunidade. “Viver Sem Plástico” tem o mérito de incitar à ação e tenho a certeza que depois de o lerem serão incapazes de continuar de braços cruzados e de assistir passivamente à morte lenta do nosso Planeta.

A Biblioterapeuta é um serviço de Biblioterapia lançado em Portugal por Sandra Barão Nobre, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento pessoal e a resolução de problemas dos seus clientes, particulares ou institucionais, através da leitura.

Com o projeto “1 Minuto de Leitura“, A Biblioterapeuta procura potenciar o contacto, num curto espaço de tempo, com obras que instigam à mudança para melhor.

Boa leitura e boa luta!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s