Contos, thrillers e romances que eu gostaria de receber
Enquanto biblioterapeuta, grande parte do meu ano de trabalho é passado a aconselhar leituras aos meus clientes, isto é, a recomendar os livros que serão trabalhados nos processos de Biblioterapia que levamos a cabo juntos.
Porém, julgo que pelo menos uma vez por ano também eu tenho direito a formular os meus desejos de leitura. Aproveito, por isso, a proximidade do Natal 2018 para listar os títulos que entendo serem adequados à concretização de alguns dos meus objetivos em 2019. Se, pelo caminho, alguém me quiser oferecê-los, melhor ainda! 🙂
Com os títulos da lista que se segue procurarei recordar experiências que já vivi, associar as minhas vivências às que encontro nos textos e imaginar outras realidades (três coisas que fazemos sempre quando lemos, que estão na base do enorme prazer que é ler, mas das quais raramente temos consciência), assim como identificar-me com personagens, libertar emoções e extrair das histórias aprendizagens para a minha própria vida.
Talvez se interessem por alguns destes 12 bons livros também:
A BIBLIOTECA, de Zoran Živkovic
O meu objetivo: descolar da realidade, potenciar a imaginação e a criatividade.
O PRINCÍPIO DE KARENINA, de Afonso Cruz
O meu objetivo: voltar a um dos meus autores portugueses favoritos e beber da sua enorme cultura.
CORRECÇÕES, de Jonathan Franzen
O meu objetivo: encarar o meu envelhecimento e o envelhecimento de quem me rodeia.
BELA DO SENHOR, de Albert Cohen
O meu objetivo: descobrir um novo autor e um clássico da literatura do século XX; perder-me num longo romance, lúcido, luminoso e apaixonado.
JOANA D’ARC, de Mark Twain
O meu objetivo: descobrir a escrita de Mark Twain e a biografia de uma mulher extraordinária; trabalhar a confiança em mim mesma, manter a fé nas minhas escolhas, aprofundar a minha espiritualidade e beber da coragem e das convicções de outros.
A FILHA DE CAYETANA, de Carmen Posadas
O meu objetivo: voltar a uma autora uruguaia de quem li muita coisa entre 1999 e 2000, durante e após a minha estada de um ano em Montevideu. Mergulhar numa boa história de intrigas palacianas e valores humanos elevados.
O IMPERADOR DE PORTUGAL, de Selma Lagerlõf
O meu objetivo: aceitar a recomendação de uma amiga, que me falou com muita emoção deste livro; descobrir a escrita de uma das poucas mulheres que venceram o Prémio Nobel da Literatura.
UMA PEQUENA SORTE, de Claudia Piñeiro
O meu objetivo: descobrir uma autora cujo romance anterior recomendei com sucesso, mas de quem nunca li nada; regressar a Buenos Aires, uma cidade onde já estive três vezes e da qual tenho saudades.
SUA EXCELÊNCIA, DE CORPO PRESENTE, de pepetela
O meu objetivo: ler o meu primeiro Pepetela e aprender, através do humor, algo sobre a política e a sociedade angolana, na expectativa de combater os preconceitos injustificado que tenho em relação ao país.
O VERMELHO E O NEGRO, de Stendhal
O meu objetivo: ler, finalmente!, um dos livros que está há mais tempo na minha lista de leituras a fazer um dia; descobrir mais um clássico da literatura universal; acompanhar as dores de crescimento do personagem e a persecução dos seus objetivos, para trabalhar a empatia e o autoconhecimento.
AS CIDADES INVISÍVEIS, de Italo Calvino
O meu objetivo: viajar e visitar lugares feéricos sem sair do lugar; exercitar a imaginação e potenciar a criatividade.
O LIVRO DOS ABRAÇOS, de Eduardo Galeano
O meu objetivo: regressar a outro uruguaio da minha predileção e de quem nada leio há demasiado tempo; este é um dos livros preferidos de uma querida amiga, decidi seguir o seu conselho.
Boas leituras!