Vai uma ajudinha?

ler-mais-em-2017

Se uma das suas promessas de ano novo foi adquirir o hábito de ler ou ler mais do que lê na actualidade, as dicas d’ A Biblioterapeuta podem ajudá-lo/a a chegar ao fim de 2017 com a promessa cumprida e o vício de ler completamente instalado.

Lembre-se, no entanto, que nesta área (como em tantas outras…) não há milagres — terá de se esforçar e, sobretudo, de se comprometer seriamente com o objectivo que se propôs atingir.

Sugiro que experimente o seguinte:

  1. Desligar tudo o/a que distraia: a televisão (veja programas gravados), o telemóvel, o tablet e o computador (que apenas proporcionam leitura fragmentada e aleatória).
  1. Fazer um levantamento das horas que passa a vaguear pela televisão ou pela Internet sem objectivo. Invista esse tempo ou parte desse tempo na leitura.
  1. Fazer uma lista dos livros que sempre quis ler ou dos livros acerca dos quais ouviu boas críticas. Traga sempre essa lista consigo. Sinta o prazer imenso que é riscar um a um os títulos dessa lista sempre que termina um livro!
  1. Identificar uma fonte de referência fiável, isto é, encontre alguém que respeite e em cujas recomendações de leituras confie (A Biblioterapeuta ou o Acordo Fotográfico, por exemplo).
  1. Definir o propósito da leitura antes de começar a ler um novo livro. Saber exactamente porque é que está a ler esse livro ajuda a que recorde a importância dessa leitura enquanto a mesma decorre, motiva a continuar a ler e a terminar mais depressa.
  1. Nunca sair de casa sem um livro. Escolha um que lhe dê prazer ler ou um que seja possível ler um pouco de cada vez. Lembre-se de aproveitar todos os intervalos que tiver no dia-a-dia para ler um pouco. Ler nos transportes públicos é um clássicos. Aproveitar qualquer fila de espera, também.
  1. Estabelecer um momento do seu dia dedicado à leitura. Se almoça sozinho, pode ler ao almoço, por exemplo, ou na cama, ao deitar.
  1. Definir um número mínimo e realista de páginas ou minutos para ler por dia e comprometa-se com esse objectivo. Por exemplo, uma média de 20 páginas por dia resultam na leitura de 30 a 35 livros por ano. Mas atenção, não transforme a leitura numa tarefa!
  1. Fixar um prazo para terminar de ler o livro.
  1. Pedir a um familiar ou amigo que monitorize as suas leituras. Estabeleça uma penalização caso falhe o objectivo e peça ao amigo que a cobre. Isto ajuda a potenciar o seu grau de compromisso.
  1. Manter um registo/diário das páginas ou minutos que lê por dia. Partilhe esse diário com alguém para potenciar o seu grau de compromisso.
  1. Manter um registo do que lê. Pode apontar num caderno, por ano; ou pode experimentar o Goodreads.com.
  1. Partilhar as suas opiniões acerca do que vai lendo. Comece um blogue ou um página numa rede social dedicada aos livros. É uma actividade que vai levar o seu hábito de leitura a outro nível e elevar o seu grau de compromisso com a leitura.
  1. Fazer da leitura uma actividade partilhada. Leia ao mesmo tempo que o seu cônjuge e/ou filhos; ou leia em voz alta para o seu cônjuge e/ou filhos.
  1. Aderir a um clube de leitura, o que leva a um maior grau de compromisso com a leitura.
  1. Ler aquilo de que gosta mesmo, sem sentimentos de culpa! Esqueça aquilo que “devia” andar a ler.
  1. Sublinhar as passagens de que mais gosta ou que mais o/a marcam. Este simples gesto ajuda a reter mais facilmente a informação.
  1. Não se sentir mal por desistir de um livro. Se chegar, por exemplo à página 50 e não lhe apetecer continuar, não se force a fazê-lo.
  1. Marcar na agenda visitas a livrarias e bibliotecas públicas. Faça deste um hábito semanal e permita-se o prazer de vaguear através de estantes repletas de livros.
  1. Se identificar um estilo literário ou um autor de que goste muito, ler mais desses livros. Procure séries, sagas, sequelas ou prequelas.
  1. Fazer da leitura um momento de prazer. Sente-se com uma chávena de chá, bolachas ou um pedaço de chocolate e mime-se.
  1. Criar o seu cantinho de leitura. Faça desse recanto um lugar tranquilo, silencioso e distante de fontes de distracção (televisão, computador, telefone).
  1. Aprender a mergulhar num bom livro. Depois de terminadas as tarefas importantes do dia, concentre-se apenas num bom livro. Tarefas menores podem esperar.
  1. Manter-se curioso/a e viva novas experiências. Ler é recordar, associar e reconstruir. Quer isto dizer que todos os nossos conhecimentos prévios dão significado aos estímulos recebidos através da leitura. Quanto mais experiências viver na vida real, mais significado dará ao que lê. Neste processo está a origem do prazer de ler e aqui começa o vício da leitura.
  1. Por último, pensar na leitura como uma necessidade, não um luxo! Veja aqui a lista surpreendente de benefícios que a leitura trará à sua vida.

Pronto/a para começar com toda a convicção? Tem todo o meu apoio!

Contudo, se precisar de um acompanhamento extra, recordo que o serviço Coaching para Ler Mais e Melhor d’ A Biblioterapeuta está ao seu inteiro dispor.

Bom ano! Boas Leituras!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s