“Aristides de Sousa Mendes – Um homem de coragem” conta, de forma sucinta, a vida de um homem que, com um gesto simples, salvou milhares de vidas. Para isso teve de ser corajoso o suficiente para desrespeitar ordens superiores, ouvir a voz da sua consciência, orientar as suas ações pelos valores dos quais não prescindiria nunca e arcar com as consequências dramáticas da escolha que fez.
Uma das coisas mais difíceis desta vida é sermos coerentes. A coleção Grandes Vidas Portuguesas aponta exemplos de gente que, no meio das lutas que travaram (internas ou externas) procuraram sempre a coerência.
“Aristides de Sousa Mendes – Um homem de coragem” e os restantes livros da coleção Grandes Vidas Portuguesas podem ajudar leitores de todas as idades a identificar os seus valores orientadores — liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, etc —, aqueles de que não estão dispostos a prescindir porque os consideram estruturantes, identitários até, e a agir ao longo das suas vidas em conformidade com os mesmos, conscientes de que a todo o momento fazem escolhas que podem ter consequências não só nas suas vidas, como na vida de quem o rodeia (a sua família mais próxima ou a comunidade mais alargada).
A Biblioterapeuta é um serviço de Biblioterapia lançado em Portugal por Sandra Barão Nobre, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento pessoal e a resolução de problemas dos seus clientes, particulares ou institucionais, através da leitura.
Com o projeto “1 Minuto de Leitura“, A Biblioterapeuta procura potenciar o contacto, num curto espaço de tempo, com obras que instigam à mudança para melhor.
Boas leituras!