6 bons livros recomendados por Bill Gates em 2018

Numa entrevista ao New York Times, em 2016, Bill Gates, co-fundador da Microsoft, afirmou ler 50 livros por anos. No seu entender ler é, desde criança, a sua principal forma de aprender coisas novas e de testar a sua compreensão das coisas.

No decorrer de 2018, Bill Gates continuou a recomendar leituras no seu blogue pessoal — gatesnotes.com —, não só porque gostou desses livros, mas porque acredita que alguns são incrivelmente úteis para o progresso da Humanidade nos mais diversos campos. E isso é Biblioterapia!

Na lista que se segue, são referenciados os seis títulos que estão traduzidos para português e são reproduzidos excertos dos argumentos de Bill Gates a favor da leitura de cada um:

 

A Biblioterapeuta - Biblioterapia - Sandra Barão Nobre - Uma Educação - Tara WestoverUMA EDUCAÇÃO, de Tara Westover

“Nunca pensei identificar-me tanto com uma história sobre como é crescer e sobreviver numa casa Mórmon, mas Tara é tão boa escritora que me fez refletir sobre a minha própria vida enquanto lia sobre as experiências extremas que viveu na infância.”

 

 

A Biblioterapeuta - Biblioterapia - Sandra Barão Nobre - 21 Lições Para o Século XXI - Yval Noah Harari21LIÇÕES PARA O SÉCULO XXI, de Yuval Noah Harari

“Se 2018 o/a deixou assoberbado/a com o estado do mundo ‘21 Lições para o Século XXI’ oferece uma estrutura que ajuda a processar as notícias e a pensar sobre os desafios que enfrentamos.”

 

 

A Biblioterapeuta - Biblioterapia - Sandra Barão Nobre - Meditaçãoe Mindfulness - Andy PuddicombeMEDITAÇÃO E MINDFULNESS, de Andy Puddicombe

“Tenho a certeza que teria gozado com este livro quanto tinha 25 anos, mas eu e a Melinda abraçámos, nos últimos tempos, a meditação. Se estão a considerar experimentar o Mindfulness [atenção plena], esta é a introdução perfeita.”

 

 

 

A Biblioetrapeuta - Biblioterapia - Sandra Barão Nobre - Mil Vezes Adeus - John GreenMIL VEZES ADEUS, de John Green

Penso que os leitores de todas as idades vão gostar de ler ‘Mil Vezes Adeus’. É uma história divertida e comovente, cheia de personagens peculiares, mas com quem nos identificamos. ‘Cidades de Papel’ ainda é o meu livro favorito de John Green, mas a minha família adorou falar de ‘Mil Vezes Adeus’ à mesa, ao jantar, e acho que a sua também vai gostar.”

 

 

A Biblioterapeuta - Biblioterapia - Sandra Barão Nobre - Lincoln no Bardo - George SaundersLINCOLN NO BARDO, de George Saunders

“Lincoln no Bardo, de George Saunders, deu-me uma nova perspetiva sobre o 16º Presidentes da América. Apesar de ser uma obra de ficção, ofereceu-me uma nova visão, que me fez repensar partes da sua vida. É uma leitura rápida, graças à sua estrutura, e algumas das histórias sobre fantasmas são surpreendentemente engraçadas (…)”

 

 

A Biblioterapeuta - Biblioterapia - Sandra Barão Nobre - O Iluminismo Agora - Steven PinkerO ILUMINISMO AGORA, de Steven Pinker

“Há anos que venho afirmando que o melhor livro que li na última década é ‘Os Anjos Bons da Nossa Natureza’. Se eu pudesse recomendar apenas um livro, recomendaria este. Pinker recorreu a uma pesquisa meticulosa para demonstrar que vivemos o período mais pacífico da história da Humanidade e eu nunca tinha visto uma explicação tão clara do progresso. Mas vou parar de falar d’ ‘Os Anjos Bons da Nossa Natureza’ porque Pinker conseguiu superar-se. O seu novo livro, ‘O Iluminismo Agora’ é ainda melhor. (…) O mundo está melhor, mesmo que nem sempre pareça assim. Fico feliz por existirem pensadores brilhantes como Steven Pinker para nos ajudar a ver o quadro geral das coisas. ‘O Iluminismo Agora’ não é apenas o melhor livro que Pinker já escreveu. É o meu novo livro favorito de sempre.”

Decidiram ler algum? Qual? Partilhem, nos comentários por favor.

Boas leituras sempre, até ao infinito e mais além!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s