A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) é uma sociedade anónima de capitais públicos. Uma das suas missões é editar obras essenciais da cultura portuguesa e universal.
No âmbito do Programa de Responsabilidade Social da INCM, iniciou-se em novembro de 2016 o projeto de voluntariado “Ler faz bem” no Centro Hospitalar do Porto (CHP), que consiste em ler em voz alta, aos doentes internados ou em tratamento ambulatório, obras editadas pela INCM, entre outras.
Ler tem inúmeros benefícios físicos, psicológicos, sociais e culturais. Com a leitura em voz alta, os voluntários da INCM pretendem humanizar o ambiente do CHP e entreter os seus utentes, ajudando-os a passar o tempo, a minorar o impacto da dor, a relaxar ou a aliviar eventuais sentimentos de solidão e depressão.
Melhorar, de forma geral, o estado de espírito dos utentes é o grande objetivo do projeto “Ler Faz Bem”.
Ao longo da semana, voluntários visitam os serviços de Neurologia, Neurofisiologia e Nefrologia do CHP. Em 2016, fui uma das primeiras voluntárias. Passado um ano, tive a imensa honra de ser convidada para coordenar o projeto. Este é, atualmente, um dos meus maiores desafios profissionais e devo dizer-vos que tenho algumas ambições no que diz respeito à implementação e expansão do projeto “Ler Faz Bem”.
Esta semana, o Jornal de Notícias deu-lhe particular atenção, com a publicação de uma reportagem na edição em papel de 15 de Janeiro e com a divulgação do vídeo, que partilho agora convosco. Basta clicar na imagem abaixo.
Espero que gostem e que se sintam inspirados!