Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa (1995), dedico-me em exclusivo à Biblioterapia de Desenvolvimento como profissional independente desde 2016. Para tal, somei ao Certificado de Competências Pedagógicas (2013) um Certificado Internacional de Coaching Practitioner (2016), uma formação em Biblioterapia para a Infância e Juventude na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (2016) e uma Pós-Graduação em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, no Brasil (2022). Acompanho clientes particulares e corporativos em processos biblioterapêuticos, coordenado projectos biblioterapêuticos em várias instituições (estabelecimentos de ensino, empresas, associações, hospitais, etc.), dinamizo acções de formação sobre biblioterapia e a promoção da leitura, produzo conteúdos sobre biblioterapia e dinamizo eventos em torno da Biblioterapia e da leitura para entidades parceiras. A consulta do detalhe do meu currículo está disponível aqui.
Das muitas práticas biblioterapêuticas e da mediação de leitura a que me tenho dedicado desde Maio de 2016, destaco as seguintes:
— Acompanho clientes individuais, para os quais a biblioterapia tem funcionado positivamente como coadjuvante em quadros de depressão, ansiedade, falta de foco ou concentração, para reavivar o interesse pela leitura, ultrapassar bloqueios criativos, lidar com crises espirituais ou de autoestima ou traçar novos caminhos pessoais e profissionais.
— Criei e implementei, em parceria com a Bertrand Livreiros, retiros de leitura na óptica da biblioterapia, uma iniciativa pioneira em Portugal.
—Disponibilizo um serviço de aconselhamento literário personalizado e redijo bulas literárias terapêuticas para bibliotecas, empresas e livrarias.
— Em contexto corporativo ou institucional, já́ levei os benefícios da biblioterapia até profissionais das mais variadas áreas de actividade — nomeadamente através de um jogo biblioterapêutico que concebi em parceria com a Mindshake e a que chamámos Biblioshaking — e a um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra.
—Entre 2017 e 2018 implementei o projecto “Ler Faz Bem” na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Centro Materno-Infantil do Norte, para estimular os pais a ler em voz alta aos seus bebés internados e minimizar as consequências do nascimento prematuro.
—Tenho providenciado formação sobre biblioterapia, o cérebro leitor e a promoção do livro e da leitura (presencialmente ou online), nomeadamente em bibliotecas públicas (grandes parceiras nesta viagem!), instituições de ensino superior, escolas, um hospital, um ministério e para o público em geral.
— Coordenei e fui voluntária num projecto de voluntariado em torno da leitura em voz alta em contexto de internamento hospitalar e ainda faço esporadicamente leituras em voz alta para a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal.
—Sou frequentemente convidada para palestrar acerca da biblioterapia e dos seus benefícios em eventos relacionados com a saúde ou com a leitura.
Ao longo destes oito anos de actividade, a minha missão tem sido, e continuará a ser, promover a biblioterapia junto do maior número de pessoas — de todas as idades, origens ou condições —, ajudando-as a investir na sua saúde e melhorar o seu bem-estar.

