O que é a Biblioterapeuta?

Estão, hoje em dia, identificados três tipos de Biblioterapia — ClínicaInstitucional ou Corporativa e de Desenvolvimento Pessoal.

A Biblioterapeuta é um serviço de consultadoria focado, sobretudo, nos dois últimos tipos de Biblioterapia.

A Biblioterapia Institucional ou Corporativa é aplicada a grupos ou individualmente e tem como objectivo informar ou esclarecer sobre um determinado assunto. De acordo com os objectivos estabelecidos pelo cliente à partida, as leituras recomendadas ajudarão no desenvolvimento pessoal, na tomada de decisões, no reajustamento de atitudes e comportamentos, entre outros.

A Biblioterapia de Desenvolvimento Pessoal é uma assistência literária personalizada, adequada a clientes de qualquer idade. Estimula o potencial emocional, social e intelectual do cliente. Ajuda-o, ainda, a lidar e a resolver problemas do dia-a-dia e auxilia-o na concretização de tarefas comuns.

Convém sublinhar que a Biblioterapia não substitui a terapia clínica clássica. Quem sofre de perturbações mentais ou físicas persistentes, deve procurar a ajuda de um médico.

Porém, uma vez que em casos clínicos é cada vez mais frequente aconselhar-se a leitura como terapia complementar, A Biblioterapeuta propõe-se a trabalhar em parceria com o corpo médico e recomendar leituras adequadas ao perfil de cada paciente.

Anúncios