BIBLIOTERAPIA | Curso de introdução ao método

SINOPSE

Hoje entendemos o bem-estar do ser humano de forma global, sendo a saúde não apenas a ausência de doença, mas sim um estado de harmonia física, social, mental e espiritual. Para alcançar este equilíbrio cooperam várias áreas do conhecimento e a Biblioterapia — que explora a relação emocional e subjectiva que cada um/a estabelece com as histórias — tem vindo a demonstrar que colabora com eficácia no desenvolvimento e na harmonização do ser humano. Com o curso “Biblioterapia: ler para viver melhor” vamos ver como. E o “simples” acto de ler (ou ouvir ou ver histórias) nunca mais será a mesma coisa.

Datas: 17 a 21 de Outubro de 2022

Duração: 8 horas

Horário: 17 de Outubro – das 21h às 23h (2 horas)

              18, 19, 20, 21 de Outubro – das 21 às 22h30 (1 hora e meia cada sessão)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– O que é a Biblioterapia

– Tipos de Biblioterapia

– A evolução histórica da Biblioterapia

– Componentes do método biblioterapêutico e seu funcionamento

– Benefícios da Biblioterapia

– Círculo de prática biblioterapêutica (quarta-feira 19 de Outubro)

– Exemplos de aplicação da Biblioterapia em Portugal e noutros países

OBJECTIVO

Proporcionar aos profissionais das mais variadas áreas de actividade, ao público em geral interessado nos assuntos do livro e da leitura e a toda/os a/os demais curiosa/os um primeiro contacto com a Biblioterapia enquanto prática promotora de humanização e saúde quando integrada nas rotinas diárias em diversos contextos.

METODOLOGIA

Aulas expositivas ao vivo e online (via Zoom) com recurso a texto e vídeo. Haverá uma prática biblioterapêutica com a duração de 1h30.

MATERIAL DE APOIO

No final da acção de formação, os conteúdos usados no decorrer da mesma serão partilhados com os participantes para que possam continuar a explorá-los. Inclui uma lista de bibliografia recomendada.

CERTIFICADOS

Serão emitidos certificado (em formato digital/PDF) para atestar a presença de cada participante no curso.

INVESTIMENTO: 78 Euros (IVA incluído)

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: contactar abiblioterapeuta@gmail.com

6 thoughts on “BIBLIOTERAPIA | Curso de introdução ao método

  1. Olá Sandra,

    Quero muito fazer este curso ?? Já encaminhei para a minha superior a ver se há possibilidade de o município assumir o encargo, no entanto, e caso eles não assumam, decidi que farei o curso na mesma. É possível fazer uma espécie de pré-reserva até ter uma resposta dos meus superiores? Obrigada!

    Beijinhos

    Regina Barata

    Assistente Técnico/Biblioteca Municipal de Pombal/Unidade de Projectos Educativos

    Tel. | 236 210 521

    Email: regina.barata@cm-pombal.pt

    http://www.cm-pombal.pthttp://www.cm-pombal.pt/

    Gostar

  2. Olá, parabéns pelo texto muito bem elaborado sobre a leitura em voz alta. Muito interessante todas as informações ali fornecidas.
    Também gostaria de saber sobre a aquisição do livro “LER EM VOZ ALTA, DERRUBAR PRECONCEITOS”. Sou do Brasil e estou interessada.

    Gostar

    1. Cara Helenice, muito obrigada pelo seu comentário e palavras gentis. O livro tem por título “Guia Experimental Para a Leitura em Voz Alta”, como pode confirmar na fotografia que ilustra o texto. A minha crónica, que integra este livro, é que tem por título “Ler em Voz alta, Derrubar Preconceitos”. No fim do post partilhei o link através do qual pode fazer a compra do livro, mas deixo-o aqui de novo: https://bit.ly/36zHASI. Tudo de bom!

      Gostar

  3. Sandra Barão nobre,

    Adorei conhecer os fundamentos e as raízes milenares da Biblioterapia durante o Workshop na Biblioteca Municipal de Torres Vedras (Fev.2023). E não esquecendo os momentos de aprendizagem, conhecimento e partilha!
    Boa Sorte para este projeto literário e terapêutico. Porque os livros curam!

    Gostar

Deixe um comentário